Nossa história

"73 anos de IBAC, uma jornada de amor, transformação e dedicação a semear, regar, florescer e cuidar de vidas."

Em meados de 1950, irmãos da Primeira Igreja Batista do Brás em SP começaram a organizar uma próspera congregação em Santo André - SP, dirigida por Manoel Alves da Silva.

Em virtude do seu rápido crescimento, em 21 de abril de 1951, a antiga congregação se transformou na Igreja Batista Curuçá (IBAC), cujo pastor era Rafael Gióia Martins.

Construção do templo

Com o passar dos anos, vários irmãos foram chegando. A Igreja crescia em números, graça e em maturidade espiritual. As salas da União Feminina Missionária da União de Homens, União de Mocidade e Adolescentes ficavam lotadas, a ponto de ficar gente de fora. Diante disso, a IBAC se deparou com um desafio: alargar as tendas. Assim, liderado pelo pastor Raimundo de Paiva Farias, foi iniciado um mutirão para construção do novo templo, que foi inaugurado em Dezembro de 1981, situado na Rua Arujá número 126, no bairro Vila Curuçá em Santo André - SP. A fidelidade dos irmãos foi fundamental para alcançar esse objetivo tão importante.

Templo IBAC
Templo da IBAC

CRESCIMENTO

Consolidada, a IBAC tornou-se um referencial de excelência e qualidade para a região do ABC nas áreas de música e ação social. Os cultos eram sempre cheios e com participação dos grupos musicais da Igreja, como o Vozes de Cristal, o Adoração, o Grupo Ágape, o Jesus Maior (JM), o Rosas de Saron, o Esplendor e o Coral Max Lenk.

AÇÃO SOCIAL

O trabalho de ação social também sempre esteve presente nas atividades da Igreja. O Centro Social Bom Samaritano foi uma iniciativa que dispôs para a comunidade cursos profissionalizantes (tais como artesanato, cabeleireiro e informática) e atendimentos dentários e psicológicos.

A IBAC organizou os Natais Solidários para mais de 300 crianças, Dias do Carinho (trabalho social para comunidades em vulnerabilidade social da região) e entregas de Sopão nas noites das sextas-feiras aos moradores de rua. Além disso, funcionou por muito tempo a escola de ensino fundamental CEBAC, cujo principal objetivo era atender as crianças de nossa Igreja e da comunidade.

EXPANSÃO

Sempre preocupada em cumprir o ide de Jesus, a IBAC abriu várias Congregações, que se tornaram igrejas autónomas, formou vários pastores, missionários e ministros, que até hoje pastoreiam e trabalham em suas Igrejas espalhadas pelo interior de São Paulo e até em outros lugares do Brasil e do mundo.

PASTORES

Ao longo desses 73 anos, passaram sete pastores pela IBAC, sendo estes: Augusto Victorino, Raimundo de Paiva Farias, Abel Pereira de Oliveira, Araquinan Graque dos Santos, Fernando de Oliveira Cintra, Adalbérico Rocha Barbosa e Giovanni Diodato Neto. Homens de Deus, que deixaram suas marcas, realizações, legados e, acima de tudo, o amor pela obra do Senhor na história da IBAC. Por todos eles, agradecemos a Deus, pois cada um em seu tempo, foi benção para nossa amada Igreja.

Hoje o pastor Filipe Gomes de Albuquerque está na direção da IBAC e tem ajudado na escrita de mais um capitulo dessa linda história, na celebração de um novo tempo e na superação dos novos desafios. Saiba mais sobre a história do pastor nesta página.

Gratidão a Deus pelas vidas alcançadas durante todos estes anos e por cada homem e mulher que aqui passaram e contribuíram para que a IBAC se tornasse essa Igreja acolhedora, amável e dedicada com a obra e a vontade de Deus. Glória, pois, a Ele eternamente!

Pastor Filipe Gomes de Albuquerque

Aonde estamos