Nisso cremos

BÍBLIA SAGRADA

Em nossa Comunidade as Escrituras Sagradas são o único fundamento de fé e conduta. Em nossa maneira de interpretá-la não prospera os extremos do fundamentalismo ou do liberalismo. Para nós nenhum outro documento se aproxima nem de perto da autoridade da Bíblia.

ESTUDO DA BÍBLIA

Cada cristão exerce o privilégio do livre e responsável exame da Palavra de Deus. Apreciamos uma leitura piedosa e amparada por um estudo exegético sério do texto e o uso das boas regras da hermenêutica bíblica, principalmente a de que a própria Bíblia é seu melhor interprete.

IGREJA LOCAL

Nossa igreja é autônoma. Autogoverna-se. Entretanto, primamos por estarmos todos submissos à soberania de Deus e às orientações de Sua Palavra. Nos formamos como igreja independente, mas valorizamos a interdependência e a comunhão fraterna com as igrejas co-irmãs.

DEMOCRACIA

Nossa igreja é democrática. Adotamos um governo congregacional. Cada membro tem direito à voz e voto. Prevalece a vontade da maioria. Quem perde, humildemente, segue a maioria Temos ciência, entretanto, de que mesmo a vontade da maioria e até a unanimidade pode, em algum momento, não representar a vontade de Deus.

AUTORIDADE

Somos avessos ao autoritarismo, mas entendemos a importância da autoridade. Não somos presbiteriais (governo de alguns) ou episcopais (governo de um). Não temos líderes infalíveis nem prosperam entre nós, por muito tempo, donos da verdade e da última palavra.

FINANÇAS

Nossa igreja é democrática. Adotamos um governo congregacional. Cada membro tem direito à voz e voto. Prevalece a vontade da maioria. Quem perde, humildemente, segue a maioria Temos ciência, entretanto, de que mesmo a vontade da maioria e até a unanimidade pode, em algum momento, não representar a vontade de Deus.

SEPARAÇÃO DO ESTADO

Nossa igreja mantêm-se separada do Estado. Queremos ser a consciência do Estado, voz profética irrepreensível do poder público. Politicamente somos apartidários, o que não impede que os membros individualmente façam suas opções. Como parte do reino de Deus usamos nossa influência na busca da construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa.

AJUDA FINANCEIRA

Entendemos que não devemos receber qualquer financiamento ou doação de recursos públicos para a manutenção de nossos cultos, templo e ações evangelísticas. Entretanto, entendemos como legítimas, extensivo a todas as confissões religiosas, as imunidades tributárias constitucionais em função de nossa natureza não-econômica e dos enfoques sócio­ espiritual de nossa missão. Não nos opomos a formalização de parcerias públicas ou privadas para projetos sociais, em prol dos mais pobres, desde que elas não comprometam nossa independência, princípios éticos e autoridade espiritual.

LIBERDADE DE COSCIÊNCIA

Defendemos que todos são livres para escolher a sua religião, pregar suas convicções, sempre respeitando direitos e crenças alheias. Cremos que cada pessoa é livre e responsável diante de Deus. Entretanto, somos impelidos a anunciar a todos, com obstinação e sabedoria, aquilo que firmemente cremos, até para que tenham a liberdade de poder rejeitar.

BATISMO

Não temos pressa para batizar ninguém. Queremos ver antes, naquele que quer ser batizado, algumas evidências de crente regenerado e ter alguma certeza de que cada batizando está ciente do preço a ser pago por um discípulo de Cristo. Por isso, também, não batizamos bebês ou crianças que não tenham plena consciência, até porque não achamos que o batismo em si produza salvação.

Só o tempo e os frutos dirão se aquele batismo representou realmente uma conversão verdadeira. Entendemos como mais biblicamente adequado o batismo por imersão por simbolizar melhor o novo nascimento e a identificação com a morte de Cristo, mas sem deixar de ter como irmãos em Cristo aqueles que foram batizados de outra forma, mas sob a égide de uma genuína fé em Jesus Cristo.

CEIA DO SENHOR

A Ceia que celebramos não é santa. Santo é o Senhor da Ceia. Não entendemos que os elementos mudem de substância, ou passem a possuir qualquer presença mística divina. Na Ceia do Senhor, nenhuma graça ou unção especiais são transmitidas ou conferidas, a não ser a bênção da comunhão, da gratidão, da recordação, do memorial do bendito sacrifício de Cristo na cruz.

VOLTA DE JESUS

Deus, no exercício de sua sabedoria, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final. Em cumprimento à sua promessa, Jesus Cristo voltará a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glória. Os mortos em Cristo serão ressuscitados, arrebatados e se unirão ao Senhor. Os mortos sem Cristo também serão ressuscitados.

Conquanto os crentes já estejam justificados pela fé, todos os homens comparecerão perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, cada um segundo suas obras, pois através destas é que se manifestam os frutos da fé ou os da incredulidade. Os ímpios condenados e destinados ao inferno lá sofrerão o castigo eterno, separados de Deus. Os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu como o Senhor.

PROSPERIDADE

Não compactuamos com promessas vãs de prosperidade para os que contribuem. Preferimos dizimar por obediência, por consciência da necessidade da obra e pela alegria de dar. Continuamos crendo num Deus que nos ama, que nos tem como filhos, possuindo ou não fartura de bens materiais ou de saúde.

ADVERSÁRIO

Não ignoramos o poder de Satanás, mas não o superestimamos, vendo-o em todo lugar e em qualquer coisa, colocando-o em igualdade com Jesus. Contamos com o discernimento do Espírito para julgar corretamente manifestações parecidas com possessões ou influências demoníacas, porque a grande maioria tem outras razões que as explicam.

Em sendo realmente malignas, enfrentamos no poder de Jesus, com oração, com amor e respeito a pessoa humana, sem as usarmos para promover espetáculo publico com elas. Em nossa igreja só Jesus Cristo tem lugar de destaque.

EVANGELHO INTEGRAL

Pregamos e promovemos um evangelho de ação integral. Como Jesus ensinou, não é só a alma do homem que precisa de salvação, mas suas emoções e seu corpo, bem como sua família, a sociedade e as estruturas sociais, econômicas e políticas. Mesmo tendo consciência de que a redenção completa só se dará com a volta de Cristo, lutamos para que os valores e os ideais do evangelho façam diferença já.

ESPÍRITO SANTO

Entendemos a importância da obra do Espírito Santo, que age como e onde quer, mas nunca contrário à sua própria Palavra, trazendo confusão. Queremos estar abertos ao Seu mover, mas somos cuidadosos ao afirmar que certos comportamentos, sem precedente nas Escrituras ou tiradas fora de seu contexto, sejam realmente ações dEle. Nossa cautela nos tem livrado de embarcar em movimentos fugazes ditos do Espírito.

ANJOS

Temos clareza que a missão dos anjos é específica, ocasional e comandada por Deus. A presença permanente, protetora, conscientizadora e orientadora é prioritariamente do Espírito Santo de Deus que habita no coração daqueles que, pela fé, recebem a Cristo Jesus como Salvado e Senhor.

CURAS E MILAGRES

Cremos que Deus, por Sua soberania, tem poder para curar e realizar milagres ainda hoje, com quem, onde e quando quer. Segundo Sua perfeita vontade, pode também não curar. Como Jesus, preferimos que as pessoas se acheguem a Ele em busca da cura espiritual e do milagre da salvação, pois estes são eternos.

Não somos afeitos a dar ordem a Deus para que milagres e curas aconteçam. Não manipulamos situações e emoções, nem estimulamos sua busca frenética. Mesmo testemunhando muitas curas em nossas igrejas, somos, como Cristo, prudentes em alardeá-las. Sempre que precisamos de um milagre, pedimos por ele a Deus, confiantes e submissos à Sua vontade.

ESPIRITUALISMO

Somos, avessos à espiritualização ou divinização de objetos, imagens e pessoas. Não atribuímos poder sobrenatural às coisas. Não nos identificamos com místicos, esotéricos ou fanáticos religiosos. Exercitamos nossa fé com sobriedade e apoiados na boa doutrina cristã. Cultuamos exclusivamente ao Deus triúno, Senhor absoluto de nossas vidas e futuro.

EVANGELIZAÇÃO E MISÕES

A missão primordial do povo de Deus é a evangelização do mundo, visando à reconciliação do homem com Deus.1 É dever de todo discípulo de Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar, pelo exemplo e pelas palavras, a realidade do Evangelho, procurando fazer novos discípulos de Jesus Cristo em todas as nações, cabendo às igrejas batizá-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou.2 A responsabilidade da evangelização estende-se até aos confins da terra e por isso as igrejas devem promover a obra de missões, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para a sua seara.

FAMÍLIA E CASAMENTO

A família, criada por Deus para o bem do ser humano, é a primeira instituição da sociedade, cuja base é o casamento, que é a união entre um homem e uma mulher, sendo sua natureza heterossexual, monogâmica e indissolúvel. O propósito imediato da família e do casamento é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas, comunhão, educação, companheirismo, segurança, realização pessoal, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões, especialmente a criança e o idoso.

A vida sexual dentro do casamento é dádiva de Deus, mas fora do casamento é pecado contra Deus. Os conflitos na família e casamento, alguns de natureza irreconciliável, fogem do plano original de Deus sendo provenientes da dureza do coração humano. Segundo a Bíblia, os filhos, desde o momento da concepção, são bênçãos e herança do Senhor. O lar cristão deverá ser ambiente fértil para a formação integral da pessoa à luz dos valores cristãos, tendo os pais como modelos de vida, integridade e serviço a Deus e à igreja. Cabe a esta dar suporte aos pais na formação educacional e espiritual de seus filhos.

SERVIÇO

Somos homens e mulheres, jovens e crianças, que voluntariamente servem a Deus em nossa igreja. Ainda que tenhamos poucos que precisam dedicar-se exclusivamente à obra, e necessitam do justo sustento para isso, prevalece entre nós o trabalho dedicado e espontâneo dos filhos de Deus que desejam adorar e servir a Deus no mundo, como resposta de gratidão e amor pela salvação que recebemos.

DEMOCRACIA ESPIRITUAL

Ainda que tenhamos coisas para melhorar, fragilidades para superar e defeitos para corrigir, nosso sistema tem muitos mecanismos e recursos para que qualquer um, sendo usado por Deus, encaminhe propostas que visem a aperfeiçoar ou corrigir o que for necessário para servirmos mais e melhor ao Senhor e sermos um povo abençoado e abençoador neste tempo e neste mundo. Todas as ideias são bem-vindas e consideradas, ainda que não venham ser implantadas.